segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Células Tronco



As células-tronco ou células-mãe são as células progenitoras, auto-renováveis através de mitose, capaz de regenerar um ou mais tipos de células.

Existem populações de células-mãe adultas nos diferentes tecidos, que se encarregam da sua renovação periódica e de sua regeneração e reparação quando ocorre algum dano (atuam como reserva celular).

As células-mãe têm a capacidade de se dividir sem perder a propriedade de gerar novas células. É o pilar básico do processo de renovação celular. Para cada célula-mãe protegida, milhares de células epidérmicas poderão renovar-se, reparando os efeitos do envelhecimento cutâneo.

As células-mãe da pele são as precursoras diretas das células que se encontram nas diferentes camadas dérmicas. Graças à sua capacidade de se diferenciar podem regenerar tecidos envelhecidos.

As células-tronco dos seres-humanos se regeneram e mantém o balanço das células dentro do tecido da pele, além de repor o tecido danificado, porém, com a idade o número de células-tronco na pele diminui e sua habilidade de restauração se torna menos eficiente. O resultado piora ainda mais por danos ambientais como a radiação ultravioleta, na perda da vitalidade da pele e, inevitavelmente, rugas. É muito difícil recuperar o tempo perdido depois dos danos já instalados na pele, para evitar os processos mais demorados e dolorosos dos tratamentos tradicionais, foi lançado o tratamento anti-aging com células-tronco vegetais da maçã, que retarda o envelhecimento, promovendo longevidade e vitalidade às células.

O extrato de células-mãe vegetal é rico em fito nutriente e proteínas que tem a capacidade de proteger e reativar eficazmente as nossas células-mãe dermo-epidérmicas, fortalecendo a estrutura do tecido conjuntivo, melhorando a qualidade e a textura da pele, estimulando a atividade dos fibroblastos e queratinócitos na produção de colágeno e elastína, assim o extrato desempenha uma forte atividade antienvelhecimento e anti-rugas.

Pesquisadores da companhia suíça Mibelle Biochemistry, observaram que uma determinada espécie de maça durava muito mais tempo na prateleira do que outras espécies e começaram a investigar o que estaria causando esta durabilidade excepcional. Após algumas investigações descobriram que a resposta está na incrível longevidade das células-tronco dessa espécie.
Após vários estudos conseguiram comprovar que as células-tronco da maçã têm uma influência positiva na vitalidade das células-tronco da pele. Elas as tornam mais eficientes e permitem viver por mais tempo.
Para a utilização dermo cosmética destas células-tronco, foram desenvolvidos cremes e soros que propiciam a regeneração celular da pele e retardam o aparecimento de rugas.

  A "Uttwiler Spätlauber" foi registrada pela primeira vez no século 18, é originária do cantão da Turgóvia, no norte da Suíça. 

Ela é bem conhecida pela excelente capacidade de armazenamento, podendo se manter fresca por até quatro meses depois de ter sido colhida. Nesse longo espaço de tempo, todas as outras variedades já teriam apodrecido.   

Apesar dessas qualidades, a maçã deixou de ser cultivada nos últimos tempos. Uma razão é o seu gosto azedo. O resultado é a diminuição considerável do número de árvores plantadas.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LIMPEZA DE PELE


A cada 28 dias a pele é renovada, as células novas são formadas na camada mais interna da epiderme, se multiplicam continuamente e dessa forma vão empurrando as células mais velhas em direção à superfície do corpo. 
À medida que envelhecem, as células epidérmicas passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente, a “queratina” ficando com um formato achatado. As células mais superficiais ao se tornarem repletas de queratina, morrem e formam um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável, denominado estrato córneo.


 A Limpeza de Pele vai muito além de estética, é saúde. Na limpeza de pele é feita a remoção do estrato córneo (células mortas), dos cravos (comedões abertos e fechados), das pústulas (lesões com pus) e dos miliuns (cisto epidérmico). Controlando a secreção sebácea e a proliferação da bactéria propionibacterium acnes diminuindo a inflamação. Deixando assim a pele mais saudável. Em uma pele sã sem lesões inflamatórias a limpeza de pele irá proporcionar luminosidade e melhor permeabilidade aos ativos cosméticos.

MILIUM E SIRINGOMA


É comum que se confundam Milium com Siringoma, por isso resolvi descrever e mostrar as diferenças, pois apesar de muito parecidas são lesões distintas com tratamentos muito diferentes e somente um profissional capacitado pode identificar, avaliar e tratar cada uma.

MILIUM

                                                                                                                                                         
Definição: O Milium é um pequenino cisto epidérmico, de localização mais superficial. 

Os cistos epidérmicos são os mais frequentes e resulta da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética. 

O conteúdo não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.

Na limpeza de pele podem ser retirados por bons profissionais, com agulhas e posteriormente tratados com produtos cicatrizantes.




SIRINGOMA


                       
Definição:  Tumor benigno de glândulas sudoríparas. 

A tendência ao desenvolvimento é genética. Caracteriza-se pela formação de lesões pequenas (2 a 5 mm), da cor da pele ou amareladas, achatadas e de consistência levemente endurecida. 

Localizam-se preferencialmente nas pálpebras e regiões ao redor dos olhos. Não apresentam qualquer sintoma associado. Podem ser poucas ou em grande número. Não existe uma forma de se evitar o surgimento das lesões. 

O tratamento pode ser feito através de cauterização química, eletro coagulação, dermoabrasão ou retirada cirúrgica das lesões. São tratamentos médicos que devem ser realizados pelo dermatologista.