segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LIMPEZA DE PELE


A cada 28 dias a pele é renovada, as células novas são formadas na camada mais interna da epiderme, se multiplicam continuamente e dessa forma vão empurrando as células mais velhas em direção à superfície do corpo. 
À medida que envelhecem, as células epidérmicas passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente, a “queratina” ficando com um formato achatado. As células mais superficiais ao se tornarem repletas de queratina, morrem e formam um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável, denominado estrato córneo.


 A Limpeza de Pele vai muito além de estética, é saúde. Na limpeza de pele é feita a remoção do estrato córneo (células mortas), dos cravos (comedões abertos e fechados), das pústulas (lesões com pus) e dos miliuns (cisto epidérmico). Controlando a secreção sebácea e a proliferação da bactéria propionibacterium acnes diminuindo a inflamação. Deixando assim a pele mais saudável. Em uma pele sã sem lesões inflamatórias a limpeza de pele irá proporcionar luminosidade e melhor permeabilidade aos ativos cosméticos.

MILIUM E SIRINGOMA


É comum que se confundam Milium com Siringoma, por isso resolvi descrever e mostrar as diferenças, pois apesar de muito parecidas são lesões distintas com tratamentos muito diferentes e somente um profissional capacitado pode identificar, avaliar e tratar cada uma.

MILIUM

                                                                                                                                                         
Definição: O Milium é um pequenino cisto epidérmico, de localização mais superficial. 

Os cistos epidérmicos são os mais frequentes e resulta da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética. 

O conteúdo não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.

Na limpeza de pele podem ser retirados por bons profissionais, com agulhas e posteriormente tratados com produtos cicatrizantes.




SIRINGOMA


                       
Definição:  Tumor benigno de glândulas sudoríparas. 

A tendência ao desenvolvimento é genética. Caracteriza-se pela formação de lesões pequenas (2 a 5 mm), da cor da pele ou amareladas, achatadas e de consistência levemente endurecida. 

Localizam-se preferencialmente nas pálpebras e regiões ao redor dos olhos. Não apresentam qualquer sintoma associado. Podem ser poucas ou em grande número. Não existe uma forma de se evitar o surgimento das lesões. 

O tratamento pode ser feito através de cauterização química, eletro coagulação, dermoabrasão ou retirada cirúrgica das lesões. São tratamentos médicos que devem ser realizados pelo dermatologista.